10 Destinos indispensáveis para quem deseja conhecer o Pará

10 Destinos indispensáveis para quem deseja conhecer o Pará

O Pará é o segundo maior estado do país em extensão, e possui uma belíssima diversidade natural e cultural. Um bom roteiro pelas cidades desse estado irá lhe proporcionar uma viagem rica em atrações regionais, com direito a pratos e música típica.

Sem sombra de dúvidas uma viagem pelo Pará é uma experiência surpreendente em cada região do estado.

E para que você consiga aproveitar tudo que essa região tem a oferecer, preparamos esse guia com 7 destinos indispensáveis para quem deseja conhecer o estado do Pará.

1. Salinópolis

Também conhecida como Salinas, a cidade fica no litoral do estado e recebe muitas visitas no Verão, principalmente de Belém. Suas principais atrações são as belíssimas praias, umas muito movimentadas e outras mais tranquilas, sendo ótimas para quem busca relaxar.

Dentre seus pontos turísticos, podemos destacar a praia do Maçarico, com uma orla que oferece uma grande variedade de bares e restaurantes; a praia do Atalaia, com dunas gigantes e piscinas naturais; e o lago da Coca-Cola, com águas limpas e, curiosamente, escuras.

Salinópolis - PA
No Litoral do Pará, Salinas possui praias com areia branca e fina, oferecendo belas paisagens paradisíacas

2. Alter do Chão

Assim como Salinópolis, Alter do Chão também é bem conhecida pelas suas praias, que por sua vez, são de areia branca e águas verdes, surgindo nos meses de baixa no Rio Tapajós.

O destino fica no meio da floresta amazônica, e oferece diversas possibilidades de passeios a irarapés, lagos e comunidades ribeirinhas.

A culinária local, repleta de frutos do mar, também é um grande diferencial na cidade.

Alter do Chão - PA
Carinhosamente apelidada de “Caribe Amazônico”, Alter do Chão ganhou fama internacional com suas praias de água doce às margens do Rio Tapajós

3. Ilha de Marajó

Banhado pelo oceano Atlântico e pelos rios Amazonas e Tocantins, o arquipélago de Marajó abrange mais de 2.500 ilhas e ilhotas, e diversos municípios.

É considerado o maior arquipélago fluviomarinho do mundo.

O Marajó também conta com a maior criação de búfalos do Brasil. Suas praias são o maior atrativo, sendo a de Pesqueiro, uma das preferidas. Além de abrigar alguns sítios arqueológicos onde pode ser encontrados diversas cerâmicas e fósseis de civilizações marajoara.

Ilha de Marajó - PA
A Ilha de Marajó faz parte do maior arquipélago fluviomarinho do mundo

4. Serra das Andorinhas

No sul do estado do Pará, o Parque Estadual Serra das Andorinhas possui um ecossistema riquíssimo, um dos maiores do Brasil em diversidade biológica.

A região contém mais de 290 cavidades geológicas, com 36 grutas e 26 cavernas.

Abriga 40 cachoeiras, piscinas naturais, centenas de espécies botânicas e milhares de gravuras rupestres. Além de diversas opções de esporte de aventura, como rafting e alpinismo.

Serra das Andorinhas - PA
A Serra das Andorinhas abriga um dos ecossistemas mais ricos do Brasil em termos de diversidade biológica

5. Santarém

Também conhecida como “Pérola do Tapajós”. Santarém é a principal cidade do oeste do Pará e um dos lugares mais exóticos do estado. Com diversas opções para quem busca contato com a natureza e a cultura local.

Apesar de ter crescido com o tempo, a cidade jamais perdeu suas tradições regionais. No famoso Mercadão 2000, é possível encontrar frutas, peixes e comidas regionais, além dos restaurantes com o ingredientes como o tucupí, jambu e piracuí.

Dentre os vários espetáculos regionais, podemos citar o encontro das águas que não se misturam, de um lado o rio Amazonas e do outro o Tapajós.

Santarém - PA
Em Santarém: o encontro das águas que não se misturam, de um lado o rio Amazonas com águas barrentas e de outro o Tapajós com as águas azul-esverdeadas

6. Belém

Apesar de sofisticada e moderna, Belém manteve seus traços tradicionais. É a capital do do Pará e um polo que reúne tudo de melhor que representa o estado.

Se você deseja conhecer o Pará, Belém é um ponto indispensável. Reunindo todo o exotismo do estado com a agitação dos grandes centros urbanos

A cidade fica às margens da baia do Guarujá, e tem uma vida noturna bem agitada, com excelentes bares e restaurantes com delícias gastronômicas locais e muito carimbó.

A lista de atrações inclui o famoso mercado Ver-o-Peso, lindas áreas verdes como o Mangal das Garças e o Bosque Rodrigues Alves, complexos culturais como o Feliz Lusitânia e o Espaço São José Liberto, que abrigam museus, galerias e espaços de cultura, além de oferecerem uma bela vista da baía do Guajará.

Em Belém também ocorre a maior procissão católica do Brasil. O Círio de Nazaré, que conta com mais de dois milhões de participantes todo ano.

Outro ponto indispensável em Belém é a Estação das Docas. Um complexo turístico que se tornou referência em todo o país, por oferecer em um só lugar, opções de gastronomia, moda, lazer e eventos, com muita segurança e conforto, à beira da baia do Guajará.

Belém do Pará
A estação das Docas, em Belém do Pará, se tornou uma referência nacional, com opções de gastronomia, moda, lazer e eventos, ainda conta com uma bela vista à beira da baia do Guajará

7. Igarapé-Açu

A cidade de Igarapé-Açu fica a 100 km de Belém, e se destaca pelos seus igarapés, muito visitado por banhistas e famílias em busca de lazer e descanso.

A atração mais desejada da cidade é a Lagoa Azul, que encanta a todos com suas águas cristalinas, rodeadas pela mata.

Igarapé-Açu - PA
Segundo os turistas a lagoa Azul é a atração mais bonita de Igarapé-Açu, encantando a todos com suas águas claras e cristalinas.

8. Óbidos

A cidade de Óbidos praticamente não possui vida noturna, mas muitos paraenses afirmam que o município tem o melhor carnaval do estado.

Em Óbidus o Carnaval é levado muito a sério. Com tradição, história e bastante simbolismo, a cidade tem identidade própria, através da figura do mascarado Fobó

Óbidos é uma cidade típica do interior, com muitos casarões históricos e com clima pacato, perfeito também para quem busca por descanso e tranquilidade.

O município não possui vida noturna, mas durante o dia é possível se refrescar nas cachoeiras próximas, nos lagos e praias de água doce.

Óbidos - PA
Mascarado Fobó, símbolo maior do Carnapauxis  : em Óbidos o Carnaval é levado a sério

9. Afuá

Afuá é uma pequena cidade dentro da ilha de Marajó e tem uma característica bem peculiar que atrai muitos turistas curiosos: todas as ruas e casas no município são construídas sobre parafitas, deixando a cidade conhecida como a “Veneza Amazônica”.

A 1.20 metros de distância da superfície do rio, o meio de transporte principal é a bicicleta. Outros meios de transporte são o tricículo e o quadricículo, todos conduzidos por força humana, não motor.

Afuá atrai muitos turistas e curiosos pela sua estrutura bem diferente, dando a ela o carinhoso apelido de “Veneza Amazônica”

10. Alenquer

Alenquer é uma cidade que fica a duas horas e meia de Santarém.

O município tem destaque em belezas naturais, e também em sua influência no misticismo.

E pontos turísticos não faltam em Alenquer: dezenas de cachoeiras, de pequenas a corredeiras, além da oportunidade de fazer uma trilha com percurso de 30 minutos de duração, tendo acesso às cachoeiras Véu da Noiva e Preciosa.

E não para por aí. No município encontra-se o lugar mais misterioso e místico do país, a Cidade dos Deuses. Com formações rochosas esculpidas pelo vento, constituindo um ambiente cheio de portais, grutas, colunas e capelas.

Com certeza é um dos lugares mais exóticos do Pará.

Alenquer - Pará
A Cidade dos Deuses, localizada no município de Alenquer, é sem dúvidas, o lugar mais misterioso e místico do Pará

Comentários