X
Marabá / PA Belém / PA São Luís / MA Brasília / DF Outra cidade
Alugue pelo Whatsapp

8 Dicas indispensáveis para quem vai alugar um carro pela primeira vez

8 Dicas indispensáveis para quem vai alugar um carro pela primeira vez

Alugar um carro nunca foi tão fácil, o poder e autonomia de facilitar sua vida em varias situações, são entusiasmantes.

Seja para uma viagem, à trabalho, ou até mesmo dirigir para aplicativos como UBER e 99, mas, antes de sair correndo até a locadora mais próxima, é necessário se atentar para alguns detalhes (e não é só o preço), para que não haja transtornos desnecessários.

Deseja saber quais são? Continue lendo esse artigo.

1: Pesquise bem os preços (e demais gastos, é claro)

Existe uma vasta variedade de empresas de locação competindo entre si para entregar os melhores veículos com os melhores preços. Tire proveito disso, pesquise em todas as agências seus valores e condições até encontrar o mais interessante para seu bolso.

Uma vez decidido qual carro será alugado, é válido calcular os gastos que você terá posteriormente, considerando; diária, gasolina, pedágio e estacionamento.

Tudo isso poderá influenciar na escolha final do seu automóvel, visando o custo/beneficio, por isso é de suma importância fazer um orçamento geral antes mesmo de qualquer coisa. Como dissemos acima, atente-se aos detalhes, não somente ao preço da diária.

2: Tente alugar um carro que você já conheça

Com a tecnologia inovando a todo vapor, é lógico que ficamos tentados a experimentar coisas novas, a modernidade bate a nossa porta todo dia, entretanto, não faz sentindo iludir-se ao escolher um carro ultramoderno, automático e de ultima geração se o mesmo não faz parte do seu dia-a-dia.

Isso pode gerar insegurança, ou até mesmo pequenos acidentes, o que pode até mesmo elevar os custos com o aluguel que eventualmente fará você arcar com todo o reparo e manutenção do veiculo.

Quanta dor de cabeça! Você não quer isso.

Então, escolha um carro que você já conheça, mas que ainda assim proporcione conforto e segurança para você e sua família.

3: De olho no tanque na retirada

Já pensou?: você no meio do trajeto para chegar ao seu destino final, que há dias espera em conhecer e TCHARAM! a gasolina acaba…

Isso não teria acontecido se tivesse averiguado o tanque antes de sair, para evitar transtornos, ande sempre com pelo menos ¼ do tanque cheio do seu carro alugado.

Tenha em mente que, caso esteja em uma viagem, você pode não conhece o local, pontos e horário de funcionamento de postos de combustível que tenham por ali. Prevenir é a melhor saída para uma viagem tranquila.

4: De olho no tanque na devolução

É comum que as empresas de locação de carros entreguem seus veículos sempre com o tanque de combustível cheio, e no contrato irá constar também que o carro deve ser devolvido com o tanque do mesmo jeito, cheio.

E nem pense em pagar o valor da gasolina que está faltando na hora da entrega, pois o valor que a locadora cobra é muito mais caro que o valor do posto de combustível.

5: Leia o contrato com atenção

É muito importante ler o contrato do início ao fim (inclusive as letras pequenas), você chegou até aqui, nada pode dar errado agora, né?

Leia quantas vezes for preciso, afinal, são os seus direitos e deveres que estão em jogo. Um passo em falso agora pode levar tudo água abaixo.

Averigue se tudo o que foi solicitado, todos os valores acertados e horários combinados constam no documento e se não há cobranças indevidas por parte da locadora.

6: Acompanhe a vistoria

Na retirada do carro será feita uma vistoria que irá gerar um laudo das condições em que o automóvel está sendo entregue. É importante acompanhar o procedimento presencialmente, e só assinar o laudo se você estiver de acordo.

Outra vistoria será feita na devolução do carro, e os danos e avarias que não estiverem constando no laudo inicial serão cobrados do locatário.

7: Não alugue GPS, use um aplicativo

Não há necessidade alguma de incluir esse custo a mais na diária do seu carro, já que existem diversos aplicativos de GPS muito bons, como o próprio Waze.

8: Cuide da limpeza do carro

É tão bom chegar de um dia cansativo de trabalho, e encontrar a casa limpinha, deitar na cama e sentir aquele cheirinho de limpeza…

Por outro lado é horrível chegar do trabalho e encontrar a casa toda suja, não é mesmo?

As duas circunstâncias poderiam acontecer ao alugar um carro, mas qual experiência você espera ter? Nem precisa responder…

Zele pela a limpeza do seu carro, mesmo que seja alugado, preze pelo seu bem estar, além do mais, empresas podem cobrar uma taxa de limpeza (bem mais caras que o lava-jato) para aqueles clientes que entregam o carro muito sujo.

Higiene nunca é demais, afinal, o veiculo precisa ser devolvido nas mesmas condições em que foi retirado, está no contrato, se seguir a dica 4, saberá disso.

Bônus: Caso alugue para uma viagem, planeje seu roteiro antecipadamente

Carro alugado, chaves em mãos, mas… e agora?

Não é porque você vai viajar que você não irá planejar seus principais destinos, trajetos, dias da semana e horários que melhor se encaixam na sua rotina de férias.

Caso não planeje bem seu roteiro, o que era para ser divertido e relaxante pode-se tornar um caos.

Pegar trânsito no horário de pico, chegar a um local fora do horário de funcionamento ou até mesmo acabar não conhecendo aquele lugar tão desejado, tudo isso por não ter administrado melhor o seu tempo.

Não caia nessa, flexibilidade e falta de planejamento são coisas opostas, ok?

Comentários